Checklist para montar a bolsa de maternidade

por | nov 3, 2021 | Dicas

À medida em que a gravidez avança, a ansiedade de ver o rosto do bebê aumenta e uma das tarefas que torna isso ainda mais próximo é a hora de montar a bolsa de maternidade, que costuma ser feita por volta do 7º mês de gestação.

Normalmente o tempo que a mãe e o bebê ficam na maternidade é de 2 a 3 dias. Com esse prazo em mente, já dá para criar uma lista para a bolsa de maternidade com o intuito de deixar esse momento tão especial ainda mais confortável e tranquilo.

Uma dica para facilitar todo o processo na maternidade é que cada troca de roupa fique organizada individualmente nos organizadores próprios para isso. Mas há diversos outros pontos que podem ajudar as mamães:

Roupas e fraldas

Indicamos que você separe de 4 a 6 trocas de roupa para o bebê, 4 conjuntos de tricot e 2 macacões de malha, cada troca com: 1 body, 1 calça ou mijão, luvinhas, mantas e gorro se a temperatura estiver mais baixa.

A temperatura do corpo do bebê nos primeiros dias ainda está se ajustando ao nosso ambiente e ele precisa ficar mais quentinho e protegido. Há ainda alguns itens que complementam a bolsa e fazem a diferença:

  • 4 toalhinhas de boca
  • 3 fraldas de pano
  • 2 toalhas-fraldas

Leia também: Saída maternidade: Como escolher a do seu bebê?

Itens de Higiene

A higiene é um ponto bem importante, em especial nos primeiros dias. Sugerimos sabonete líquido, cotonete (coloque um pouco em uma caixa limpa), álcool, pomadinha antiassaduras e lenço umedecido (uma boa opção são os hipoalergênicos). Além de 1 pacote de fraldas para recém-nascido, 1 pequena bolsinha para colocar as roupinhas trocadas, 1 trocador.

E ainda se a mamãe desejar pode levar um pente ou escova.

Outros itens que são recomendados

Um item para uso no carro é o bebê conforto e alguma bolsa ou sacola com as lembrancinhas da maternidade. Outras opções podem ser acrescentadas ao gosto da mamãe, mas é preciso lembrar que os dias passam muito rápido.

E é importante ressaltar que a bolsa de maternidade precisa facilitar a vida da mamãe no período em que está no hospital, então colocar muita coisa pode acabar atrapalhando encontrar os itens dentro da bolsa de maternidade.

Então, como organizar a bolsa de maternidade?

Isso dependerá um pouco da estação em que o bebê irá nascer. Para facilitar a vida de quem for trocar a criança, seja a mamãe, uma enfermeira ou o papai, avó ou outro familiar, é legal deixar cada troca de roupa separadas dentro dos organizadores.

Coloque os itens de higiene em necessaires para não misturar e facilitar na hora de tirar de dentro da bolsa.

Depois dessas dicas, tudo que precisará para o bebê estará na bolsa de maternidade.

Share This