Cronograma para iniciar o enxoval de bebê

por | out 27, 2021 | Dicas

O cronograma do enxoval de bebê foi desenvolvido para ajudar as mamães a se programarem durante o período de gravidez. Assim, você pode lembrar de tudo com facilidade e aproveitar cada momento sem preocupações.

Separamos algumas dicas bem interessantes e podem ajudar ao longo da gestação, confira:

Foque em você

No primeiro mês é importante entender o que está por vir, então a dica é ler sobre gravidez, pesquisar tudo que lhe interessa saber. Tenha calma, porque o primeiro trimestre é o mais delicado para o desenvolvimento do seu bebê.

Por isso, indicamos o cuidado com o corpo e mente, além do acompanhamento médico, é claro! Esse ainda não é o momento de comprar muitas coisas, mas sim de se preparar aos pouquinhos e ir associando as mudanças no seu corpo.

Cuidados com o corpo

Antes de pensar no enxoval de bebê, o segundo mês é especialmente focado nos cuidados com a pele, principalmente para evitar estrias. O protetor solar no rosto é sempre ideal, independente da gestação.

Mas quanto maior hidratação na sua pele, maior será a sua elasticidade. Beber água é uma hidratação natural, então é outra atitude que merece atenção especial durante toda a gravidez. A alimentação também é um ponto importante: vitaminas, nutrientes e minerais são essenciais para manter a sua saúde e a do bebê em dia.

Compra do enxoval de bebê

No terceiro mês, já é possível começar a adquirir algumas pecinhas. Mas se você deseja comprar roupas com as cores de acordo com o sexo do bebê, talvez seja o momento de esperar mais um pouco.

Então pode começar por outros itens, os móveis do quarto, como berço, cômoda e poltrona de amamentação. E até comprar alguns itens de decoração mais neutros, bem como encomendar móveis sob medida, se desejar.

Tudo isso ajuda no planejamento financeiro, porque é possível ir adquirindo aos poucos cada item para o enxoval de bebê ficar do jeitinho que sempre sonhou.

Sexo do bebê

No quarto mês, geralmente, é possível ter certeza sobre o sexo do bebê. Então a futura mamãe pode começar a sonhar com as roupinhas. Invista em peças como bodies, culotes, mantas e macacões, por exemplo.

O próprio guarda-roupas também merece atenção: vestidinhos mais soltos, jardineiras, entre outros são boas opções para os meses que estão por vir.

Leia também: Lista de enxoval de bebê completo para imprimir

Higiene do bebê

No quinto mês do nosso cronograma para o enxoval de bebê, podemos dizer que é a hora de escolher  toalhas, fraldas de pano, cobertores e cueiros .

E também ir completando aos poucos o enxoval, lembrando dos itens para a saída maternidade, incluindo gorrinhos, luvas, meias, cobertores e até produtinhos de higiene para os primeiros dias.

Além de acessórios de decoração, como kit berço. Se quiser, pode completar a decoração com almofadas, nichos, prateleiras, trocador, tapete, saia para o berço, móbiles, cabana e tendas. E assim essa parte das compras está basicamente finalizada!

Sexto mês do enxoval de bebê

Neste mês o mais indicado para adquirir é o carrinho, sling, canguru, bebê conforto e acessórios que irão te ajudar a carregar o pequeno em diferentes ambientes. Também é possível pensar em itens para passeio, bolsa maternidade, frasqueira, mochila.

Pode ser o momento de decidir também sobre o chá de bebê, para estar tudo preparado até o final do oitavo mês, caso deseje fazer esse evento. Ele costuma ser muito bom para quem quer reunir a família e amigos e ainda ganhar itens bem importantes.

Outros acessórios que costumam entrar na conta deste mês são: capa de bebê conforto, fraldas para o ombro, fraldas de boca, naninhas, alguns brinquedos, enfeite de porta maternidade etc.

Hora da amamentação e checklist final no sétimo e oitavo mês

Escolher as bombinhas de leite, absorvente para seio, camisolas e pijamas, calcinhas para o pós-parto e sutiãs para amamentação são importantes para um enxoval de bebê completo.

No oitavo mês se foca nos itens que são geralmente adquiridos no chá de bebê, como fraldas descartáveis, xampus, sabonetes, algodão, cotonete e pomadas contra assaduras. Se você decidiu não fazer o chá, é o momento para comprar esses itens.

E por último, mas não menos importante: descanse e aguarde pela chegada do bebê. O cronograma tem dicas para que você possa se organizar ao longo dos meses com tranquilidade, mas é tudo no seu tempo. Cada mãe tem um perfil, um jeitinho especial e vai decidindo de forma diferente os itens a comprar para o enxoval de bebê.

Share This